©2016 por Ana e Isabel Roth

Otávio Roth nasceu em São Paulo, em 1952. Morou em Israel, Inglaterra, Noruega e Estados Unidos. ​

Estudou fotografia e cursou Comunicação e Marketing na ESPM e Desenho Gráfico na Hornsey College of Art, em Londres, sob orientação do Prof. Paul Pietch. Lá, desenvolveu sua técnica como gravador e seu interesse por temas políticos. Em Oslo, produziu em xilogravura a primeira série ilustrada da Declaração Universal dos Direitos Humanos, composta por 30 peças. Posteriormente produziu uma série em inglês, e três álbuns  foram adquiridos pela ONU. Estão em exposição permanente nas sedes da ONU em Nova York, Genebra e Viena. Seu engajamento político rendeu outras parcerias com as Nações Unidas e também com a Anistia Internacional.​

Paralelamente ao trabalho como gravador, Otávio desenvolveu robusta pesquisa sobre papel artesanal, sendo precursor do uso da técnica no Brasil. Fundou, em 1979, a Handmade - 1a Oficina de papel artesanal do Brasil, com a finalidade de produzir papéis de qualidade para uso artístico. Difundiu seus conhecimentos sobre papel e sobre a história do livro em cursos, palestras e oficinas, tendo influenciado fortemente a formação de papeleiros e pesquisadores do livro em todo o País.

A partir do desenvolvimento de técnicas próprias, produziu instalações em papel de grandes proporções, prestigiadas em museus de diversos países. Além das instalações em papel artesanal, Otávio desenvolveu uma série de instalações participativas, como A Árvore.

Otávio recebeu vários prêmios de literatura infanto-juvenil, como ilustrador e escritor, e foi parceiro em várias publicações da escritora Ruth Rocha. 

Morreu em 30 de agosto de 1993.